Melhoria Contínua de Processos (Qualidade)

A definição normalizada de qualidade (ISO 9001:2015) consiste no grau em que um conjunto de características inerentes ao objeto atende aos requisitos estabelecidos. Nesta definição, um objeto é visto como o que seja percetível ou concebível, incluindo produtos, serviços, pessoas, organizações, sistemas ou recursos.

Os requisitos que definem a qualidade do objeto são estabelecidos pelas várias partes interessadas na atividade da organização, que podem incluir entidades internas à organização (colaboradores e proprietários) ou externas, como clientes, fornecedores, investidores, legisladores ou, num sentido mais lato, toda a sociedade.

Esta perspetiva ampla da qualidade conduz ao estabelecimento de uma relação com a sustentabilidade.

A sustentabilidade, nas diferentes vertentes (ambiental, económica e social) é definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como: “cumprimento das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às próprias necessidades”. No âmbito da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a ONU definiu também um conjunto de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs), que deverão suportar a visão de desenvolvimento dos países e respetivas organizações. Como as gerações futuras podem ser encaradas como partes interessadas na atividade das organizações, no sentido em que essa atividade impacta a construção da sociedade do futuro, as suas necessidades devem fazer parte dos requisitos inerentes à qualidade. Assim, a sustentabilidade pode ser encarada como a “qualidade a longo prazo”, em que as atividades das organizações, para além de atenderem aos requisitos no presente (curto/médio prazo), normalmente com foco nas necessidades dos clientes (perspetiva micro da sustentabilidade), devem atender também ao que deverão ser os requisitos do futuro, com foco em toda a sociedade, considerando nomeadamente a minimização de possíveis efeitos negativos no ambiente (perspetiva macro da sustentabilidade).

A qualidade nas organizações é suportada pela conceção do respetivo sistema de gestão numa perspetiva de melhoria contínua que é concretizada seguindo um ciclo contínuo de planeamento, execução, verificação e ação (ciclo PDCA) dos respetivos processos, para que estes sejam cada vez mais eficientes e, desta forma, suportar, de forma cada vez mais robusta, a qualidade (e sustentabilidade) das suas atividades.

Na C-GREEN temos uma perspetiva integrada da qualidade e sustentabilidade das organizações, suportada na nossa formação e experiência de trabalho nessas áreas. Por isso, procuramos acrescentar valor às organizações nessas duas vertentes, com soluções inteligentes (“powered by smart solutions”) que permitam suprir as suas necessidades atuais, mas impulsionadas por uma perspetiva de longo prazo que permita minimizar impactos negativos para o futuro (“driven by the future”).

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