Certificação em Sustentabilidade Ambiental (ISCC)

Sustentabilidade Ambiental

Porque deve a minha empresa implementar a certificação ISCC?

A atenção crescente da sociedade sobre a importância da sustentabilidade tem vindo a suportar uma maior pressão regulatória sob a economia global no sentido de a tornar cada vez mais sustentável, para garantir o cumprimento dos objetivos de conservação do ambiente acordados internacionalmente (nomeadamente a limitação do aquecimento global). Portanto, para além de um dever moral/ético, a adoção de práticas sustentáveis é também, cada vez mais, um dever legal que as empresas devem demonstrar ser capazes de cumprir.

Um dos mecanismos com maior reconhecimento internacional para demonstrar o cumprimento, pelas organizações, dos deveres legais em matéria de sustentabilidade no setor de matérias-primas e produtos de origem biológica é certificação pelo sistema ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). Esse sistema de certificação compreende uma abordagem que integra as várias etapas da cadeia logística e que visa garantir a sustentabilidade e rastreabilidade de produtos e matérias-primas transacionados ao longo desta. Assenta num conjunto de princípios que compreendem a proteção de áreas de elevada biodiversidade e fixação de carbono, boas práticas agrícolas, condições de trabalho seguras, conformidade com leis e tratados internacionais, gestão adequada e melhoria continua. Esses princípios estão alinhados com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Este sistema de certificação abarca dois modelos principais: ISCC EU e ISCC PLUS. A certificação segundo o modelo ISCC EU demonstra a conformidade com os requisitos de sustentabilidade especificados nas diretivas europeias que regulamentam as energias renováveis (RED) e a qualidade dos combustíveis (FQD), sendo, portanto, adequado a organizações que operem no setor dos biocombustíveis do mercado energético comunitário europeu. O modelo ISCC PLUS possui uma maior abrangência, compreendendo mais mercados e tipos de materiais, tornando-se, por isso, mais adequado a organizações que pretendam estender a demonstração das suas práticas sustentáveis às respetivas operações comerciais em mercados internacionais fora da União Europeia e outros setores, para além dos biocombustíveis, como o alimentar e a indústria (bio)química.

Certificação

Alguns dos motivos que podem justificar a certificação ISCC de uma organização são os seguintes:

Dispor de uma ferramenta-padrão com requisitos claros, amplo reconhecimento e credibilidade internacional para a demonstração de adoção de práticas sustentáveis e integridade das cadeias de fornecimento das matérias abrangidas, com ampla cobertura de tipos de matérias;

Fortalecimento da posição comercial, facilitando o comércio internacional, conforme os quadros legais e tratados em vigor;

Maior robustez na rastreabilidade das matérias-primas e produtos a montante e a jusante das cadeias logísticas de produtos em que a organização se integra;

Operação socialmente responsável, alinhada com os princípios de ESG (Environmental, Social and corporate Governance), que são cada vez mais valorizados por investidores, consumidores e outros operadores económicos.

Agentes de mudança e inovação das organizações

Na C-GREEN temos experiência no apoio a várias organizações na implementação e manutenção de esquemas da certificação ISCC. Por isso, acreditamos poder ter um papel importante na extensão desta certificação a outras organizações, em diferentes mercados e geografias, contribuindo, desta forma, para o estabelecimento de uma economia global mais sustentável.

Scroll to Top